7 Hábitos Da Minha Rotina De Trader De Sucesso No Mercado De Capitais

Depois de uma semana longe do blog por questões pessoais, estou de volta! Nesse post eu vou falar sobre os 7 hábitos que não podem faltar de forma alguma no meu dia a dia como trader no mercado de capitais… Eles são essenciais e a base que aumentam o meu desempenho diário no mercado.

1° Hábito: Pausa a cada 45 minutos… Poucos fazem, mas ajuda muito!

Isso já foi comprovado por estudos… A maioria das pessoas de alto nível de desempenho não costumam ficar em uma atividade por mais de 1h sem fazer uma pausa, por mais que você ame o que faz..

No meu caso eu dou um “break” para o meu cérebro a cada 45 minutos… Mas esse break não é para ser muito longo, hein? O que eu costumo fazer é dar uma “espichada nas pernas”, caminhar um pouco pelo apê, buscar algo na cozinha, enfim, coisas assim.

Essa minha pausa não costuma ser mais do que 5-7 minutos e é essencial para o meu cérebro descansar e dar uma relaxada rápida… São apenas alguns minutos mas isso pode fazer maravilhas no desempenho do trader no mercado de capitais.

O simples fato de você “desligar” de qualquer atividade que você esteja fazendo por um curto período de tempo já dá uma “revigorada” na mente e nas energias… O foco aumenta muito depois que volto para o computador depois da pausa.

2° Hábito: Música (eu só escuto Jazz)

Tem sempre uma música tocando de fundo quando estou no mercado. Nada muito agitado, nem muito lento. O Jazz para mim é o ponto certo entre boa música e algo que ajude a “acelerar o tempo”. Eu amo Jazz, então é o casamento perfeito entre o útil e o agradável. O tempo passa mais rápido e eu me divirto muito mais durante as operações.

3° Hábito: Foco total no mercado de capitais

Operar sem foco é fatal! Quando estou na frente do computador analisando um gráfico e me preparando para abrir um day trade o meu foco é 100% para isso… Eu não desvio o olhar nem por um milésimo de segundo. Eu só foco na minha mão segurando o mouse e na minha tela com os candles se formando.

4° Hábito: Começar 30 minutos antes da abertura do mercado de capitais

Isso é essencial, principalmente no day trade. Um trader não pode esperar bater o “bell” de abertura e ir para a frente do computador, ele já tem que estar lá antes disso! Eu costumo começar 30 minutos antes do mercado abrir. No caso do mercado americano eu faço isso apenas para dar uma olhada em como que estamos no pré-market ou se saiu alguma notícia muito importante.

Já que os EUA são um mercado mais consistente eu não costumo ficar olhando o mercado mais do que 30 minutos. Não preciso de 1 hora antes da abertura para ver o que está acontecendo… Nesses 30 minutos eu marco os principais pontos de suporte e resistência que estão se formando no pré-market e preparo o meu plano de trading para o dia. Gosto de reforçar as minhas estratégias e ler as minhas próprias anotações do dia anterior.

5° Hábito: Encerrar 30 minutos depois do fechamento do mercado de capitais

O mercado americano de ações fecha por volta das 16h30, o mercado futuro fica aberto até a noite, mas depois do bell de fechamento das ações o volume no futuros diminui um pouco. O meu 5° hábito é fazer um resumo do dia, marcando o que rolou no mercado, os níveis que seguraram suporte e resistência durante o dia e esboçar um pré plano para o dia seguinte.

Lembre-se, uma operação sem um plano não é uma operação, é uma aposta… E eu não sou apostador, sou trader.

6° Hábito: Diário de trading…

Eu mantenho um diário com todos os meus trades no mercado de capitais. Todas as minhas entradas e pontos de fechamento das operações. Escrevo a razão de cada abertura e a razão de cada fechamento. Isso me ajudou muito ao longo dos anos para consolidar minha estratégia e minha confiança como trader. Assim eu sei exatamente o que está funcionando e o que pode ser aprimorado.

O mais importante é saber que o trader não está no mercado para ser 100% certo, nosso objetivo é ser lucrativo… Mas como alguém consegue melhorar sem manter um levantamento de todo o desempenho e de cada ato realizado? É por isso que um diário de trading é essencial.

Não é um caderno para escrever um monte de coisas… É para ser simples. No meu só há 6 itens a serem preenchidos:

  • Trade (foi compra ou foi venda?)
  • Qual setup usei? Eu desenvolvi vários setups ao longo dos anos, e essa pergunta ajuda a “catalogar” os meus pontos de entradas nas operações.
  • Ponto de entrada: só coloco o valor.
  • Ponto de saída: só coloco o valor.
  • Por que eu entrei aqui? Motivo, o que eu vi antes de entrar.
  • Por que eu saí aqui? Motivo, o que eu vi antes de sair.

7° Hábito: Sexta é dia de comemorar

Sexta feira lá pelas 19hrs-20hrs é o meu momento de relaxar completamente e “desligar” do mundo das finanças… Eu costumo sair com meus amigos e família para jantar fora… Ou pular na piscina ou fazer qualquer outra coisa que eu esteja afim… Apesar de amar o que faço, eu também amo fazer outras coisas… Tenho hobbies, tenho atividades para fazer, projetos para desenvolver e etc.

A sexta feira é o dia que “puxo o botão” da tomada, agradeço pelas oportunidades que tive durante toda a semana e relaxo a mente completamente… Até domingo à noite, quando volto com a energia total, 100% revigorado para mais uma semana no mercado de capitais…

Essa é a minha rotina semanal como trader, espero que ajude você a desenvolver a sua ou integrar alguns dos meus hábitos pessoais no seu próprio estilo de trader.

Confere os vídeos lá no Youtube sobre trading e mercado de capitais em geral e aproveita para entrar lá no nosso grupo do Facebook!

Abração.

Comentários

Deixe Seu Comentário Aqui...