Série Figuras Day Trade: (Topo/Fundo Duplo) No Mercado De Capitais

IMPORTANTE: O Mestre dos Candles 2.0 tá bombando demais, se você quer aumentar seus ganhos no mercado e fazer um treinamento completo comigo o Mestre dos Candles pode fazer isso por você. Aproveite para garantir a sua vaga e fazer meu Treinamento Intensivo Mestre dos Candles 2.0 por 50% de descontro, clique aqui.

Aqui vem mais um post explicando em detalhes como operar as figuras do mercado de capitais. Dessa vez vamos focar no Topo e Fundo Duplo que é outro padrão de price action super importante e muito poderoso. Você já viu os outros dois posts dessa série? Veja aqui sobre o Wedge e as Bandeiras e Flâmulas.

Olha só, aproveita que vc tá aqui e curte a minha página do Facebook abaixo, tem coisas muito tops lá também!

Ok, vamos começar…
O Topo e Fundo Duplo é simplesmente uma figura que nos indica um nível onde o preço tenta romper por 2 vezes e não consegue, após isso temos uma grande chance de ver uma reversão do preço, por isso essa figura é muito usada como figura de reversão. Confere abaixo como é a forma do Topo e do Fundo Duplo:
Como você pode perceber, no fundo duplo o preço vai até o 1, e tenta ultrapassar aquele nível na segunda tentativa, ali no número 2 e acaba falhando. O mesmo acontece no topo duplo. Após essa segunda tentativa as chances de reversão são muito fortes.
Nesse post eu vou mostrar os pontos principais de como operar essa figura para que seus gains possam aumentar… Muitas pessoas ainda não conseguem identificar esse tipo de padrão no gráfico e acabam perdendo grandes oportunidades de ganhos… É muito simples, olha só:

Onde essa figura vai aparecer no gráfico

Bom antes de mais nada é muito importante ressaltar que todas as figuras do mercado de capitais aparecem em tudo quanto é canto do gráfico, mas obviamente existem alguns níveis onde elas são mais fortes e os trades mais seguros.
De forma geral, os topos e fundos duplos aparecem em TODAS as continuidades de movimentos de alta ou baixa. Já já eu mostro a razão disso, mas o ponto principal aqui é saber que os níveis importantes do gráficos, como por exemplo as resistências e suportes anteriores, movimentos simétricos maiores, últimas ondas do Elliott, e 3° movimento de alta ou baixa são mais fáceis de rolar uma reversão quando houver o Topo/Fundo Duplo aparecendo nessa área.

Melhores lugares para operar Topo/Fundo Duplo

Como eu acabei de falar acima, os melhores níveis para você operar essa figura no gráfico são:
  1. Resistências anteriores.
  2. Suportes anteriores.
  3. Finais de movimentos simétricos.
  4. Últimas ondas do Elliott.
  5. Terceiro movimento de alta ou baixa.
  6. Onde antes houve o rompimento de outra figura.
  7. No Pullback para o 50%, 61.8% do fibo caso você tenha perdido a entrada inicial.
Esses são os principais níveis onde os Topos e Fundos Duplos vão ter mais força para realmente reverter uma tendência de alta ou queda.

Onde NÃO operar Topo/Fundo Duplo

Mas agora é que vem a parte importante… Como eu falei antes, o Topo/Fundo Duplo vai acontecer em TODAS as continuidades de movimento simplesmente por que todo movimento (de alta ou baixa) tem seus respectivos pullbacks.
Beleza… Você já sabe disso, mas e ai?
E aí é que vem a grande sacada, a gente sempre vai ter um Topo/Fundo Duplo antes de continuar o movimento no mercado de capitais, olha só:
Então com isso em mente, você realmente vai precisar saber qual será o último movimento de continuação para aí sim operar o Topo/Fundo Duplo certo. A partir daí você já pode perceber que os lugares onde não iremos considerar operar essa figura são:
  1. No início da nova tendência.
  2. Antes do terceiro movimento de alta ou baixa.
  3. Antes das ondas finais do Elliott.
  4. Em lugares aleatórios no meio do gráfico.
  5. Após os 4 Passos.
É importante manter em mente que o Topo/Fundo Duplo devem estar aparecendo exatamente onde o próprio nome da figura sugere: no TOPO e no FUNDO! Ou seja, se estamos no meio do movimento ou no meio do gráfico, obviamente nós não estamos no topo ou fundo ;D
Por isso que aqueles níveis que mostrei antes são essenciais para analisar. Anote eles e sempre que você perceber essa figura naquela área as chances de acerto vão ser maiores.

Onde é seu Ponto de Entrada, Stop e Alvo

Essa é a parte mais fácil já que essa figura deixa claro no gráfico onde vai ser o nosso ponto de entrada, stop e alvo. Olha só a imagem abaixo:
Simples, né? O ponto de entrada nessa figura é exatamente no rompimento do pivô que fica antes da segunda tentativa de continuação. A sua segunda chance de entrada, caso você não tenha entrado no rompimento, é exatamente no pullback para aquela área de rompimento!
 
Ok, já sei meu ponto de entrada, mas onde fica meu stop e meu alvo nessa operação? Essa parte é ainda mais simples, olha só:
Seu stop no Topo Duplo:
Opção 1: Logo acima do topo duplo.
Opção 2: Acima do Candle de Força da segunda perna do Topo Duplo.
Opção 3: Acima do Pullback após o rompimento.
Seu stop no Fundo Duplo
Opção 1: Logo abaixo do fundo duplo.
Opção 2: Abaixo do Candle de Força da segunda perna do Fundo Duplo.
Opção 3: Abaixo do Pullback após o rompimento.
Onde vai o seu Alvo no Topo/Fundo Duplo?
Para você saber onde vai o seu alvo é necessário fazer a medida do movimento simétrico para descobrir onde que a simetria do movimento irá terminar. É simples, só copiar a altura da segunda perna e jogar após o rompimento. Você também pode usar topos/fundos mais próximos como alvo ou como fechamento parcial de posição.

Topo/Fundo Duplo com LTB e LTA

Essa figura pode aparecer após o rompimento de uma LTB ou LTA também, e se isso acontecer as chances de reversão são ainda melhores, já que a linha de tendência atual foi rompida.
A mesma possibilidade se aplica para o topo duplo com uma linha de tendência de alta no mercado de capitais. É importante notar que quanto mais coisas você adiciona na sua análise, mais forte o seu ponto de entrada se torna. Aqui nós adicionamos ao Topo/Fundo Duplo o rompimento da linha de tendência… Isso deixa a figura ainda mais forte.
 

Fatos Importantes do mercado de capitais

Nem sempre o Topo/Fundo Duplo vai ser exatamente no mesmo preço… O que isso significa? Significa que nem sempre vamos ter a primeira perna parando no 49500 e a segunda perna indo exatamente no 49500 e formando o topo duplo… Nem sempre isso acontece.
Muitas vezes vamos chegar próximo desse nível, ou a sombra (pavio do candle) vai chegar lá, mas não o corpo… É sempre importante olhar o gráfico de uma forma um pouco mais “abstrata”. Não fique esperando o preço bater exatamente onde a primeira perna foi para definir o seu Topo/Fundo Duplo…
A única coisa que não pode acontecer é a segunda perna fechar o candle mais alto do que a primeira perna (no topo) ou fechar o candle mais baixo do que a primeira perna (no fundo). O preço pode passar da alta/baixa da primeira perna e deixar um paviozão… só não pode fechar acima/abaixo daquele nível, a sombra pode, o fechamento não, ok? Show de bola…
Olha só, espero que esse post tenha ajudado você a aumentar ainda mais as suas chances de gains no mercado de capitais. Esse é o meu objetivo principal, quem me conhece sabe que aqui o negócio é para ajudar e essa é a missão dos posts, dos vídeos no Youtube, do Grupo do Facebook e tudo que está vindo por aí…
Quero convidar você para fazer parte desse Curso Grátis que vou estar dando nos próximos dias, vai ser muito top e vou mostrar muitas coisas que podem realmente fazer você ganhar mais no mercado. É grátis, registre-se abaixo e deixe um comentário também. Tmj! Abração.

Comentários

Deixe Seu Comentário Aqui...